Novos procedimentos de débito automático são importantes para que a contratação seja efetivada e também para que os pagamentos dos Prêmios das apólices sejam realizados, evitando, assim, as consequências decorrentes da falta de pagamento, previstas nas condições contratuais.
O débito deve ser autorizado junto ao banco até o dia anterior à data de vencimento do pagamento. Por enquanto, apenas o Banco do Brasil (desde maio de 2015) e o Itaú (desde dezembro de 2015) estão exigindo a autorização, que deve ser realizada seguindo as orientações das instituições bancárias, destacadas a seguir.
Importante: a autorização é realizada uma única vez para cada contrato/empresa que efetuará o débito em sua conta. Também devem ser indicados todos os débitos de cada empresa, caso possua a contratação de mais de um serviço. Uma vez realizada a autorização, todas as parcelas serão debitadas normalmente.
BANCO DO BRASIL
A autorização deverá ser realizada a partir de 2 (dois) dias últeis antes do vencimento do débito.
Telefones
4004-0001 e 0800-729-0001
Internet Banking
Pagamentos > Autorização de Débito > Confirmação de Autorização.
Terminais de Atendimento
Outras opções > Pagamentos/Transferências > Débito Automático > Autorização de Débito > Confirmação de Cadastramento.
BANCO ITAÚ
A autorização deverá ser realizada a partir de 3 (três) dias últeis antes do vencimento do débito.
Internet Banking
- Home > Pagamentos > Débito Automático > Escolha opção > Autorizar/Recusar débitos pendentes > Contratos disponíveis.
Terminais de Atendimento (Caixas Eletrônicos)
Pagamentos > Autorizar/Recusar débitos pendentes > Escolha a empresa cujo contrato você deseja autorizar ou recusar > Todos os débitos desta empresa ou somente um débito.
Aplicativo Itaú no Celular
- Pagamentos > Autorizar débito automático > Contratos disponíveis.
Caso queira receber alertas via SMS e e-mail, cadastre-se no site do Itaú seguindo estes passos:
Home > Pagamentos > Débito Automático > Alertas por e-mail ou SMS - Débito Automático > Cadastrar.
BANCO BRADESCO
App (mobile):
Menu > Débito Automático > Débitos Pendentes de Autorização > Autorizar > Selecionar o Débito > Confirmar Dados da Autorização* * Nesta tela será solicitado o Token.
Internet Banking:
Menu > Outros Serviços > Débito Automático > Débitos Automáticos Pendentes de Autorização > Autorizar > Selecionar o boleto > Autorizar este Débito e os futuros.
Canal Net Empresa:
Menu > Pagamentos > Débito automático > Débitos Automáticos Pendentes de Autorização > Autorizar > Selecionar o boleto > Autorizar este Débito e os futuros.
Caixa Eletrônico:
Menu > Pagamentos > Débito automático > Autorização de Débito Automático > Selecione o Débito digitando o número da “opção” > Autorizar todos os débitos deste identificador.
Central de Atendimento – Fone Fácil:
Capitais e regiões metropolitanas: 4002 0022
Demais regiões: 0800 570 0022
Mais informações
– Pessoas Jurídicas devem autorizar o débito via Internet ou diretamente na agência bancária, com o gerente da conta.
– Para contas conjuntas, todos os titulares devem autorizar o débito.
– Também é necessária a autorização de débito automático para apólices com periodicidade de pagamento anual ou semestral.